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O que você deve fazer

Previna-se

Definição de senhas

  • A senha é um código secreto e funciona como sua assinatura eletrônica. Nunca a anote em papel, tente memorizá-la;
  • Escolha uma senha que não possa ser associada a você ou que não seja uma sequência lógica. O ideal é criar uma combinação aleatória que só você saiba identificar;
  • Troque a senha periodicamente, de preferência, a cada 30 dias;
  • Não utilize a mesma senha para diferentes serviços ou sites;
  • Evite digitar senhas em lembretes no celular, pois ficam registradas na memória;
  • Os colaboradores do HSBC não estão autorizados a lhe pedir sua senha. Não a forneça em hipótese alguma;
  • Não digite a sua senha se perceber que alguém está observando.

Instale um antivírus

O software do antivírus protege você, sua privacidade e o seu dinheiro.

Os vírus roubam informações pessoais, prejudicam o desempenho do seu computador, desconfiguram o sistema operacional, removem arquivos, disparam anúncios indesejados e podem até mesmo usar seu computador para atacar o computador de outras pessoas.

O antivírus irá proteger seu computador desse mal que também é conhecido como malware, trojan, worm, spyware e adware.

Para funcionar com eficácia, o software do antiantivírus precisa ser atualizado regularmente.

Atualize seu navegador

Recomenda-se verificar periodicamente a última versão do navegador, pois os navegadores modernos protegem você de sites falsos.

Por motivos de segurança, só é possível acessar a Internet Banking do HSBC com um navegador atualizado, configurado para aceitar a criptografia de 128 bits (mais alto nível de proteção possível para transações financeiras e confidencias na Internet).

Confira o endereço de alguns fornecedores:

Mantenha seu computador atualizado

É importante manter o Sistema Operacional (SO) do seu computador sempre atualizado com as últimas correções de segurança.

Se você mantém o SO sempre atualizado, a chance de que sua máquina seja infectada por vírus que executam automaticamente ao abrir um e-mail ou visitar uma página na Internet, é reduzida drasticamente.

Se o seu Sistema Operacional é Windows, você deve tomar um cuidado ainda maior. Por ser o software mais utilizado no mundo, é o mais visado por criadores de vírus, hackers e outros elementos indesejados, que tentam explorar eventuais falhas de segurança.

Não divulgue informações particulares on-line

Verifique suas configurações de privacidade nas redes sociais.

Qual é o nome de solteira de sua mãe? Qual é o nome de sua primeira escola? Qual era sua disciplina favorita na escola? Qual seu endereço? Aniversário? Número de telefone?

Toda informação é útil para pessoas que querem roubar sua identidade ou quebrar a privacidade de sua Internet Banking.

Você não daria essas informações para um estranho na rua, mas se você as publica em redes sociais como Facebook, Twitter ou MySpace, você pode estar compartilhando seus dados pessoais com desconhecidos.

Cuide de seus extratos

Fraudadores utilizam informações de diferentes fontes para roubar a identidade das vítimas.

Vírus é uma das maneiras de conseguir informações, mas os fraudadores também usam documentos físicos com detalhes da sua conta pessoal, como recibos e extratos bancários.

Fraudadores chegam até a vasculhar latas de lixo para obter esses documentos. Você pode tomar a simples precaução de retalhar seus recibos e extratos antes de se desfazê-los.

Você pode, também, substituir seus extratos de papel pelos extratos on-line.

Entenda como os criminosos usam a Internet

Saiba como os criminosos utilizam a Internet para roubar dinheiro on-line:

  • Roubam sua senha e detalhes bancários com vírus, e-mails e sites falsos;
  • Solicitam que você forneça seus detalhes de segurança para atualização;
  • Enviam spam com ofertas e produtos;
  • Infectam seu computador e o utilizam para atacar o computador de outras pessoas.

O HSBC leva a segurança e privacidade da Internet Banking de seus clientes muito a sério.

Evite fraude on-line

Se for bom demais para ser verdade, desconfie.

Quando se trata de proteger você e seu dinheiro na internet, esteja atento aos detalhes mais simples.

Criminosos irão entrar em contato com você via e-mail, sites que você navega, SMS e telefone.

Segue alguns exemplos de fraude:

  • Grandes promessas: "Você ganhou na loteria";
  • Grandes ameaças: "A sua conta foi roubada";
  • Falsa sensação de urgência: "Faça agora ou será tarde demais";
  • Sigilo desnecessário: "Não conte para ninguém";
  • Não há razão para eles contatarem você. Você chegou a comprar um bilhete de loteria?
  • Oportunidade de negócios que envolva sociedade ou recebimento de dinheiro de estranhos.

Se algum anexo parece suspeito, não abra. Não instale um software cuja procedência você desconhece.

Se você suspeita de algum problema com sua Internet Banking, entre em contato conosco antes de tomar qualquer ação

Reconheça e-mails e sites falsos

Criminosos utilizam e-mails e sites falsos para conseguir novas vítimas.

Eles convencem as vítimas a fornecer sua senha e detalhes bancários. Essa técnica é chamada de "phishing".

Por exemplo, eles enviam um e-mail como se fosse o HSBC com um link que direciona a vítima a uma página que se parece muito com o nosso site. Quando a vítima tenta logar, a senha é roubada. Alguns chegam até a informar um telefone de contato ou solicitam resposta via e-mail.

Apesar de parecerem reais, você pode identificar os sites falsos:

  • Endereço da barra incorreto;
  • Design simples e erros de gramática;
  • Solicitação incomum (de dados, senhas, etc.);
  • Não apresenta o ícone de segurança (cadeado) na barra;
  • Não é possível clicar na home page do site fraudulento.

Se estiver em dúvida, entre em contato conosco. Evite clicar em links enviados por e-mails.

Proteja seu telefone celular

Além de conter muitos dados pessoais, alguns celulares podem ser utilizados para fazer compras on-line ou acessar a Internet Banking.

Segue algumas medidas de precaução:

  • Solicitar um PIN/código de segurança ao desbloquear;
  • Configurar o bloqueio automático após alguns minutos de ociosidade;
  • Não salvar senhas ou qualquer outra informação particular no seu celular que possa ser entendida por outra pessoa;
  • Não salvar números de telefone ou endereço como "casa", "pai", etc., pois pode facilitar a engenharia social para o ladrão.

Em caso de perda ou furto de celular, entre em contato com sua operadora imediatamente.

Redobre o cuidado com computadores públicos

Se não for possível evitar o uso de computadores públicos, redobre o cuidado!

As principais medidas que devem ser tomadas para amenizar os riscos são:

  • Observe se o ambiente não possui câmeras, pois o equipamento pode ser usado para filmar a digitação dos dados pelos clientes e as páginas acessadas;
  • Antes de digitar senhas, observe se não há pessoas ao seu redor atentas à digitação, da mesma forma como deve ser feito em caixas eletrônicos;
  • Após efetuar transações on-line, saia completamente do serviço, clicando no botão para encerrar a sessão. Sessões esquecidas abertas podem ser acessadas por outras pessoas que utilizem o computador logo depois de você;
  • Ao terminar de usar o computador, feche todas as janelas do navegador que ainda estejam abertas;
  • Alguns sistemas Windows podem exibir uma mensagem perguntando se você quer que as senhas digitadas sejam memorizadas. Obviamente a resposta deve ser não.

Para apagar histórico, cache e cookies:

No Internet Explorer, clique em "Ferramentas", depois em "Opções da Internet". Na aba "Geral", clique em "Excluir cookies", "Excluir arquivos" e "Limpar histórico".

Para apagar senhas, entradas e palavras digitadas:

No Internet Explorer, clique em "Ferramentas", depois em "Opções da Internet". Na aba "Conteúdo", clique em "Autocompletar", e depois em "Limpar formulários" e "Limpar senhas".

1 Esse link permite acessar um website que não pertence ao HSBC.
O Grupo HSBC não tem controle sobre o mesmo e não se responsabiliza pelo seu uso

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