Você está utilizando um navegador desatualizado. Para uma melhor visualização do site HSBC, sugerimos que você utilize um navegador de versão mais recente.

Procedimentos para solicitar o cancelamento de uma compra

Nos casos de Desacordo Comercial e Direito de Arrependimento:

Encaminhar Carta de Contestação informando o desacordo ou arrependimento, com assinatura do portador do cartão, até o dia útil seguinte ao registro do protocolo nos Canais de Atendimento do HSBC.

Você deverá utilizar um dos modelos de carta de contestação por desacrodo comercial, disponíveis no site, de acordo com o tipo do cancelamento, e encaminhá-la para a chave intercambio@hsbc.com.br ou para
o fax (41) 3523-2390, A/C Fraudes.

  • Se você já efetuou contato com o estabelecimento comercial em que adquiriu o produto ou serviço e foi orientado quanto aos procedimentos e processos de contestação de despesas por desacordo comercial utilize este modelo de Carta para solicitar o cancelamento:

Carta de Contestação - Desacordo Comercial/Arrependimento (Contato com Estabelecimento Comercial)

  • Se você recebeu, disponibilizou ou efetuou a devolução do produto ou serviço adquirido, e se possui comprovante de qualquer destes eventos; deve encaminhar este modelo de carta de contestação:

Carta de Contestação - Desacordo Comercial/Arrependimento (Não contato com Estabelecimento Comercial)

Caso ocorra uma nova incidência de desavença comercial o fornecedor do produto ou serviço é responsável para tratar as questões relacionadas à devolução de mercadorias ou a troca de serviços.

Importante:

Caso a carta não seja enviada a solicitação não será tratada.

A carta poderá ser digitada ou escrita, porém a assinatura deverá ser escrita a punho, não será aceita assinatura digital.

A contestação de compras por desacordo comercial é de 30 dias da realização da transação e você deve observar as regras que caracterizam o desacordo/arrependimento*

Após o envio da carta de contestação sua solicitação será submetida para avaliação na bandeira de seu cartão. Este processo leva, em média, 45 dias. Se o estorno for aprovado pela bandeira e estabelecimento comercial o valor da transação será creditado em sua fatura em até 5 dias úteis e poderá ser visualizado em suas próximas faturas ou através do Meu HSBC Internet/Cartões de Crédito/Últimos Lançamentos.

Na fatura o valor da compra contestada, quando estornada, será lançada a crédito com a seguinte descrição: I + nome do estabelecimento. No caso de compras parceladas o estorno encaminhado pelo estabelecimento ocorrerá parcela a parcela e será demonstrado em cada ciclo de sua fatura. Ou seja: em cada ciclo haverá um lançamento a débito e outro a crédito, no mesmo valor, zerando o saldo desta parcela e da transação.

As informações fornecidas na carta de contestação serão apresentadas às credenciadoras, aos proprietários do sistema de pagamento e/ou aos estabelecimentos comerciais. 

Nas demais situações de contestação de despesa:

Caso sua situação de cancelamento de compra não seja em função de desacordo comercial/arrependimento você deverá seguir os seguintes procedimentos para solicitar a contestação:

1° Passo: Por definição das bandeiras Visa, Mastercard e American Express, o cliente deve primeiramente tentar resolver a situação junto ao estabelecimento onde realizou a compra. 

2° Passo: Nos casos em que não foi possível a resolução junto ao estabelecimento o titular do cartão poderá entrar em contato com o Meu HSBC Telefone ou com o Fale Conosco.

  • Encaminhar carta explicativa informando a não autorização ou a abordagem indevida até o dia útil seguinte ao registro do protocolo nos Canais de Atendiemtno do HSBC.Você poderá utilizar um dos modelos de carta de contestação por desacordo comercial, disponíveis no site, de acordo com o tipo do cancelamento, e encaminhá-la para a chave intercambio@hsbc.com.br ou para o fax (41) 3523-2390, A/C Fraudes ou Intercâmbio.
  • A carta deve ser datada e assinada pelo titular do cartão, conter o valor da transação e nome do estabelecimento onde ocorreu a compra (Exemplo: balcões de Editoras em Aeroportos, Faculdades, etc.).

Importante:

A carta conter o número do cartão, CPF e o nome completo e assinatura do titular do cartão para que seja avaliada. Sem estas informações a carta não será tratada.

A carta deve ser datada e assinada pelo titular do cartão, conter o valor da transação e nome do estabelecimento onde ocorreu a compra (Exemplo: balcões de Editoras em Aeroportos, Faculdades, etc.). Poderá ser digitada ou escrita, porém a assinatura deverá ser escrita a punho, não será aceita assinatura digital.

O banco HSBC atua como mero intermediador neste tipo de solicitação, não podendo assim garantir a efetividade do cancelamento da compra, visto que o cartão de crédito do HSBC atua apenas como meio de pagamento.

Cancelamento de transações recorrentes
Nos casos de serviço de assinaturas de revistas, por exemplo, você deve encaminhar uma carta explicativa informando a solicitação de cancelamento junto ao estabelecimento.

Apresentação tardia de uma transação (mais de 180 dias)
Enviar carta explicativa informando sobre a apresentação tardia da transação. Enviar o comprovante de venda com a data original da transação.

Transação não reconhecida ou não autorizada
Carta explicativa informando a não autorização ou a abordagem indevida. Esta carta deve conter: Número do Cartão, CPF, Nome Completo, Compra não reconhecida, descrição do assunto e Assinatura do Titular do Cartão no final, caso o cliente não envie a carta, sua solicitação não será tratada.

Transação duplicada
Não necessita documentação de apoio. Você pode entrar em contato com o Meu HSBC, informar data e valor da transação e o nome do estabelecimento onde ocorreu a compra.

Crédito/ Cancelamento emitido pelo lojista e não processado em fatura
Enviar carta explicativa informando o cancelamento emitido pelo estabelecimento e não processado na fatura, com os detalhes da compra a ser cancelada. Enviar o comprovante de cancelamento emitido pelo estabelecimento em papel timbrado da empresa, constando nome e CNPJ.

Transação paga por outro meio
Em casos como pagamento por cartão de outra bandeira, dinheiro ou cheque, deve ser feita uma carta explicativa informando sobre a transação paga por outro meio. Enviar o comprovante do meio pelo qual a compra foi paga.

Modelo de Carta de Contestação de Despesas no Cartão de Crédito

Modelo de Carta de Contestação de Saque no Cartão de Crédito

Central de Atendimento

Crédito Pessoal

Crédito Pessoal

Possibilidade para você realizar o seu sonho e até 24 vezes fixas para pagar.

Confira
  • Meu HSBC Telefone: Grandes Centros: 4004-4722 | Demais: 0800-703-4722
  • SAC: 0800-729-5977 | Deficientes Auditivos: 0800 701 5934
  • Ouvidoria: 0800-701-3904
 

Veja como é simples e fácil resgatar os pontos do seu Programa de Fidelidade.

Se não conseguir visualizar o vídeo clique aqui.

 
 

Veja como é simples e fácil consultar a fatura do seu Cartão de Crédito.

Se não conseguir visualizar o vídeo clique aqui.

 
 

Veja como é simples e fácil efetuar e agendar pagamentos.

Se não conseguir visualizar o vídeo clique aqui.

 
 

Saiba como cadastrar suas contas em Débito Automático no Digital Life do HSBC.

Se não conseguir visualizar o vídeo clique aqui.

 
 

Assista ao vídeo e veja como combater o dinheiro parado.

Se não conseguir visualizar o vídeo clique aqui.

 
 

Valor da Educação - Trampolim para o sucesso

Confira aqui a pesquisa "Valor da Educação - Trampolim para o sucesso" que o HSBC elaborou para você entender o cenário da Educação no Brasil e no mundo e o que os brasileiros pensam sobre o futuro de seus filhos.

A Educação pode mudar a vida das pessoas. O HSBC tem soluções de investimentos mais adequadas para você realizar os seus sonhos e de sua família.

Converse com seu Gerente de Relacionamento e veja a melhor opção para você.

 
 

Conheça o Home Broker do HSBC

Se não conseguir visualizar o vídeo clique aqui.

 
 

Conheça o Crédito Imobiliário do HSBC

Se não conseguir visualizar o vídeo clique aqui.

 
 

Veja como é fácil e rápido solicitar seu Cartão de Crédito Adicional do HSBC

Se não conseguir visualizar o vídeo clique aqui.

 
 

Veja como é fácil e rápido solicitar seu Cartão de Crédito do HSBC

Se não conseguir visualizar o vídeo clique aqui.

 
 

Conheça o Global View e Global Transfer do HSBC

<p style="margin-top:10px;">Se não conseguir visualizar o vídeo <a href="http://www.youtube.com/watch?v=_Jtye_Y9tVs" onclick="javascript:dcsMultiTrack('DCS.dcsuri','/tagueamento/pws/video/DP1/em_branco/em_branco/em_branco/em_branco/em_branco.html?WT.ac=HBBR_PVDP0102&amp;','WT.ti','Global-View-Global-Transfer','DCS.dcsref','','WT.pn_sku','','WT.tx_u','','WT.tx_e','','HSBC_u','','HSBC_e','','WT.si_n','','WT.si_x','')" target="_blank">clique aqui</a>.</p>

Se não conseguir visualizar o vídeo clique aqui.