Você está utilizando um navegador desatualizado. Para uma melhor visualização do site HSBC, sugerimos que você utilize um navegador de versão mais recente.

Olá . Você sabia lorem ipsum dolor si amet? Clique aqui e aproveite esta oferta.


Talão de Cheques - Detalhes

  • Quando um cheque é devolvido por insuficiência de fundos pela segunda vez, o banco inclui o emitente no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), do Banco Central. Consequentemente, o nome do cliente também é incluído no Serasa;
  • Ao encerrar sua conta corrente, inutilize os talões em seu poder. Lembre-se que cheques apresentados após o encerramento da conta serão devolvidos e reportados ao Cadastro de Emitente de Cheques sem Fundos (CCF).

Prazos para compensação de cheques:

Mesma praça

  • 24¹ horas de compensação e 48 horas para saque, se o cheque for de valor igual ou superior ao valor limite (R$ 300,00).
  • 48¹ horas de compensação e 72 horas para saque, se o cheque for até o valor limite (R$ 299,99).

Outras praças

  • Independentemente do valor, o prazo varia de 3 a 15 dias úteis.

Importante: O valor limite é o valor estabelecido pelo Banco Central do Brasil.

Conheça os principais motivos de devolução de cheques

Cheque Legal

Em mais uma prova de respeito à legislação, o HSBC aderiu à solução/ferramenta "Cheque Legal" da CIP - Câmara Interbancária de Pagamentos, para atender a resolução 3.972 art. 9 do Banco Central.

Desde 28 de Abril, está disponível para pessoas físicas e jurídicas a consulta ao status de cheques emitidos pelos clientes das principais instituições financeiras, a ser realizada através do site: www.chequelegal.com.br²

Este sistema não tem como objetivo validar a existência de saldo do cheque, apenas sua situação, como por exemplo, cheque bloqueado, sustado, furtado, entre outros. Esta informação de status é válida até a data e hora de atualização informada pelo banco emissor do cheque, podendo haver alteração em sua situação após o detalhamento informado pelo banco emissor.

Caso você tenha alguma dúvida sobre possível impedimento do cheque, entre em contato com sua agência.

1 Nos casos de incidência de feriado na praça sacada do cheque depositado, os prazos de compensação e saque serão acrescidos conforme o número de dias de feriado.

2 Este link fornece acesso à páginas externas. O Grupo HSBC não tem controle sobre as mesmas e não se responsabiliza pelo seu uso. Caso esteja ciente dos riscos, por favor clique no link desejado.


  • Meu HSBC Telefone: Grandes Centros: 4004-4722 | Demais: 0800-703-4722
  • SAC: 0800-729-5977 | Deficientes Auditivos: 0800 701 5934
  • Ouvidoria: 0800-701-3904