Você está utilizando um navegador desatualizado. Para uma melhor visualização do site HSBC, sugerimos que você utilize um navegador de versão mais recente.

Olá . Você sabia lorem ipsum dolor si amet? Clique aqui e aproveite esta oferta.

Sustentabilidade

No HSBC, a forma como fazemos negócios é tão importante quanto quais negócios realizamos. Para nós, sustentabilidade significa construir nossa organização para o longo prazo, equilibrando as questões sociais, ambientais e econômicas nas decisões que tomamos. Isso nos permite ajudar empresas a se desenvolverem e contribuir para a saúde e o crescimento da sociedade.

Nossa habilidade de identificar e conduzir questões ambientais, sociais e éticas, que representam riscos ou oportunidades, contribui para nosso sucesso financeiro. Decisões sustentáveis moldam nossa reputação, promovem o engajamento de nossos colaboradores e afetam o perfil de risco de nossa organização – além disso, reduzem custos e promovem novos negócios.

Entre em contato

Para dúvidas e sugestões quanto ao trabalho do HSBC em sustentabilidade, entre em contato pelo e-mail:
sustentabilidade.brasil@hsbc.com.br

A atuação do HSBC em sustentabilidade já foi reconhecida por diversas premiações.
Saiba mais nas páginas Prêmios Nacionais e Prêmios Internacionais.

Negócios Sustentáveis

Decisões de negócios sustentáveis estão no centro dos nossos processos, o que nos leva a tomar as decisões certas para o futuro, aproveitar as oportunidades e proteger nossa marca. Buscamos construir relações de longo prazo e de valor mútuo para o HSBC, nossos clientes, a sociedade e o meio ambiente.

Entre em contato

Para dúvidas e sugestões quanto ao trabalho do HSBC em sustentabilidade, entre em contato pelo e-mail:
sustentabilidade.brasil@hsbc.com.br

Climate Business

Reconhecemos e apoiamos a transição da sociedade para uma economia de baixo carbono, o que contribui para a redução das mudanças climáticas ao mesmo tempo em que gera benefícios socioambientais de longo prazo. O HSBC acredita que pode ter um papel chave nesta transição ao estudar e financiar bens e serviços na área, consolidando uma estratégia que chamamos de Climate Business.

Conheça as principais oportunidades de negócios relacionados ao clima que o HSBC financia:

  • Produção de energia de baixo carbono, como a nuclear, solar, eólica e biomassa;
  • Eficiência energética em edifícios, indústrias e transportes, assim como o armazenamento energético;
  • Adaptação aos impactos das mudanças climáticas, principalmente na agricultura, infraestrutura e na área hídrica;
  • Financiamento de iniciativas relacionadas ao clima, incluindo investimentos e seguros nas áreas ambientais.

Veja mais sobre a estratégia de Climate Business no site do Grupo HSBC.

Risco de Sustentabilidade

No HSBC queremos ter certeza de que a forma como fazemos negócios leva em conta os possíveis impactos negativos para as comunidades locais e ao ambiente. Identificamos indústrias e negócios chave onde esses impactos podem ser significativos e desenvolvemos políticas específicas para guiar nossa forma de operar nestes setores.

Temos desenvolvido políticas que se baseiam em normas internacionais de boas práticas e em consulta com os clientes, associações industriais, acionistas e organizações não governamentais (ONGs) especialistas.

Seguimos essas políticas quando concedemos créditos para projetos ou prestamos serviços financeiros a clientes nestes setores chave. As políticas são revisadas periodicamente para que estejam sempre atualizadas e relevantes.

Para se certificar de que nossas políticas setoriais são implementadas, temos uma rede de gestores de risco de sustentabilidade em todas as regiões do mundo, inclusive no Brasil, que avaliam as transações e apoiam clientes, se necessário, para se adequarem às políticas.

Conheça as nossas políticas setoriais

Commodities agrícolas

O HSBC, ao financiar as atividades ligadas ao óleo de palma, soja, pecuária e seringueira (látex), deseja que seus clientes atuem de acordo com as boas práticas internacionais e recomenda certificações de sustentabilidade. Para isso, requer o atendimento a critérios específicos que são verificados detalhadamente.

Energia

O setor pode ser um emissor significativo de poluentes, o que reduz a qualidade do ar e contribui para as mudanças climáticas. O HSBC somente financia usinas termelétricas a carvão que não excedam limites de intensidade de carbono e apoia propostas de usinas nucleares apenas de organizações com bom histórico de segurança e nenhum programa bélico.

Equipamentos de defesa

O HSBC adota máxima cautela em relação ao setor, não financiando clientes que fabriquem minas, bombas, mísseis, armas, e avaliando cuidadosamente a concessão de crédito a clientes que produzam, vendam, ou utilizem equipamentos que podem estar associados ao ramo de armas, tais como helicópteros, aviões, blindados, explosivos, e outros.

Florestal

Os impactos desse setor podem ser abrangentes, por exemplo, o desflorestamento insustentável ou ilegal causa impacto nos meios de subsistência das comunidades locais e contribui para a mudança climática. Os clientes que operam no setor, incluindo a cadeia de suprimentos, devem ter 100% de suas operações certificadas e seguir boas práticas produtivas.

Indústria química

Esse setor lida com produtos químicos que podem prejudicar comunidades e o meio ambiente se não forem devidamente manipulados, como o despejo de poluentes em um rio que é fonte de água e exercício da pesca. Os clientes desse setor devem obrigatoriamente seguir determinados padrões da indústria, como a Convenção de Estocolmo e a de Rotterdam.

Infraestrutura de água doce

As usinas hidrelétricas são normalmente consideradas fontes limpas e renováveis de energia. No entanto, os impactos negativos das barragens podem ser significativos: grandes áreas são inundadas para criar um reservatório, o que pode desalojar comunidades, envolver desflorestamento e afetar a fauna local. O HSBC só apoia hidrelétricas que sigam o sistema de referência da Comissão Mundial de Barragens.

Mineração e metais

Geralmente, o setor de mineração causa altos impactos, que começam durante o desenvolvimento da mina e continuam ao longo da operação. Por exemplo, a construção de uma mina pode desmatar áreas com biodiversidade e que sustentam as comunidades locais e a descarga dos resíduos pode poluir o abastecimento de água local. O HSBC auxilia apenas clientes que atendam aos nossos padrões mínimos de saúde e segurança ou que não extraiam urânio para fins armamentistas.

Sítios do Patrimônio Mundial da UNESCO e Terras Alagadas Ramsar

Em 1972, foi estabelecida a Convenção do Patrimônio Mundial, que busca preservar locais de significado cultural e natural. A Convenção é gerida pela UNESCO, sendo ratificada por 190 países. A Convenção de Terras Alagadas Ramsar é um tratado intragovernamental assinado em 1971 e ratificado por 168 países. Pela Convenção, busca-se proteger áreas úmidas de importância internacional. O HSBC não apoia projetos que ameacem estes locais de relevante importância.

Conheça mais sobre Risco de Sustentabilidade e veja as políticas setoriais completas no site global do HSBC (em inglês).

Outras iniciativas

Princípios do Equador

O HSBC colaborou no desenvolvimento das diretrizes dos Princípios do Equador. Eles definem critérios socioambientais mínimos que os bancos signatários se comprometem a seguir no processo de concessão de crédito.

Compromissos assumidos

O HSBC é signatário de diversos pactos que promovem a inclusão de critérios socioambientais na condução dos negócios, entre eles o Pacto Global, os Princípios para Investimento Responsável e os Princípios para Sustentabilidade em Seguros.

Impactos ambientais

Além de evitar os possíveis riscos ambientais relativos à concessão de crédito, o HSBC se esforça para reduzir seu consumo de recursos naturais, promover inovações ambientalmente positivas e melhorar a ecoeficiência de suas operações. Saiba mais em Meio Ambiente.

Meio Ambiente

Acreditamos que a proteção ambiental é fundamental para o meio ambiente, o crescimento da sociedade e da economia. O gerenciamento de nossa eficiência ambiental é a chave de nossos esforços para fazer o HSBC uma organização mais sustentável. Além de evitar impactos, investimos em programas que protegem ecossistemas e recursos naturais.

Entre em contato

Para dúvidas e sugestões quanto ao trabalho do HSBC em sustentabilidade, entre em contato pelo e-mail:
sustentabilidade.brasil@hsbc.com.br

Programa HSBC pela Água

Para promover a proteção ambiental, comunidades saudáveis e o desenvolvimento econômico, o Grupo HSBC criou o Programa HSBC pela Água. Com um investimento global de US$ 100 milhões e duração de cinco anos (2012 e 2016), o Programa busca proteger bacias hidrográficas importantes para comunidades e negócios ao redor do mundo; promover o acesso à água, saneamento e higiene a populações em grande necessidade; e engajar colaboradores do HSBC em uma pesquisa científica inovadora sobre recursos hídricos.

Conheça os principais parceiros globais

Esta poderosa combinação de fornecimento de água, proteção e educação resulta no mais inovador programa relacionado à água já desenvolvido por uma organização financeira.

Conheça mais no site global do Programa HSBC pela Água (em inglês).

Programa REDUCE

Em 2011, o HSBC revisou sua estratégia e a partir de 2012 o banco deixou de ser carbono neutro devido ao baixo desenvolvimento do mercado internacional e das regulamentações ambientais. Concentramos nossos esforços internamente e estamos comprometidos em reduzir nossas emissões anuais de CO2 por colaborador em uma tonelada, passado de 3,5 para 2,5 toneladas até 2020. Com isso, criamos o Programa REDUCE com 10 objetivos:

  • Engajamento em sustentabilidade

    Capacitar e incentivar os colaboradores a implementar processos mais eficientes.

  • Colaboração da cadeia de suprimentos

    Economia sustentável através da eficiência e inovações.

  • Fundo global para ecoeficiência

    US$ 5 milhões/ano disponíveis para financiar inovações sugeridas pelos colaboradores.

  • Consumo de energia

    Reduzir o consumo de energia anual por colaborador em 1 MWh.

  • Resíduos

    Diminuir o uso e reciclar 100% dos resíduos, incluindo eletrônicos.

  • Energia renovável

    Aumentar o consumo de energia de fontes renováveis para 25%.

  • Construções verdes

    Projetar, construir e gerenciar edifícios ecoeficientes seguindo padrão internacional.

  • Data centers

    Ampliar a eficiência energética dos principais bancos de dados.

  • Viagens

    Reduzir as emissões de carbono originadas por viagens aéreas de colaboradores.

  • Papel

    Serviços digitais e online para todos os clientes e uso de papel certificado.

Você encontra outras informações sobre o REDUCE no site global do HSBC (em inglês).

Outras iniciativas

Investimento na comunidade

Além da promoção de iniciativas ambientais, o HSBC investe em projetos com foco em Educação. E faz isso pois acredita que a Educação é a forma mais poderosa de transformar vidas. Saiba mais na página Investimento Socioambiental.

Voluntariado Corporativo

Os colaboradores do HSBC dedicam seus conhecimentos e tempo, dentro e fora do horário de trabalho, a projetos socioambientais apoiados pelo banco em todo o Brasil. Saiba mais no site Voluntários.HSBC.com.br.

Negócios Sustentáveis

Promover projetos ambientais e a ecoeficiência não são as únicas preocupações do HSBC quanto ao meio ambiente. O banco não financia projetos de clientes que possam gerar impactos inaceitáveis no meio ambiente. Conheça as políticas em Negócios Sustentáveis.

Investimento Socioambiental

O HSBC investe em iniciativas que contribuem para o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde estamos presentes. Para isso, direcionamos nossos esforços em projetos ambientais – veja mais na página Meio Ambiente – e educacionais.

Acreditamos que a Educação é uma das mais poderosas formas de ampliar oportunidades e de transformar a realidade social. Apoiamos projetos de organizações não governamentais que promovem o sucesso escolar, empreendedorismo, o desenvolvimento, a capacitação e o encaminhamento de jovens para o mercado de trabalho, educação financeira, educação emocional e a redução da vulnerabilidade social no Brasil.

Os projetos são selecionados, avaliados e monitorados pela equipe de Sustentabilidade Corporativa do HSBC, com o objetivo de garantir a melhor aplicação possível dos recursos e o efetivo resultado dos projetos apoiados.

Além dos recursos doados pelo próprio HSBC – tanto com origem local como internacional - e a aplicação de incentivos fiscais do banco, a equipe gerencia os recursos de doações de clientes a projetos sociais.

Conheça os projetos:

Recursos investidos pelo HSBC

Programa HSBC Educação

Contribui para o desenvolvimento educacional e social de crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, de instituições de acolhimento e de duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR e região. Com uma metodologia diferenciada, o Programa oferece ao longo de todo ano, e de acordo com a faixa etária e perfil, atividades educativas, culturais e de saúde, como: aulas de iniciação musical, canto e instrumentos de corda, complemento escolar e formação para inclusão no mercado de trabalho, além de assistência médica e psicológica para crianças e jovens em situação de acolhimento institucional. No fim do ano, parte das crianças e jovens beneficiados participa do espetáculo Natal do HSBC – veja box lateral.

Municípios Beneficiados
Colombo/PR, Curitiba/PR e São José dos Pinhais/PR.

Aldeias Infantis SOS Brasil

A organização internacional trabalha pela defesa, garantia e promoção dos direitos de crianças e adolescentes atuando em duas frentes: No acolhimento institucional de jovens em situação de risco social e no fortalecimento familiar e comunitário com atividades de contra turno escolar.

Site: http://www.aldeiasinfantis.org.br/

Municípios Beneficiados
Santa Maria/RS e Lauro de Freitas/BA.

Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC)

Capacita professores a usarem as histórias lúdicas da metodologia Amigos do Zippy, - um bicho-pau, para ensinar crianças dos primeiros anos do ensino fundamental a compreendem suas emoções e sentimentos. O objetivo é contribuir para que as crianças lidem melhor com problemas, crises e desafios quando adolescentes e adultos.

Site: http://www.amigosdozippy.org.br/

Municípios Beneficiados
Cuiabá/MT, Fortaleza/CE e São Paulo/SP.

Hospital Pequeno Príncipe

Usando de ferramentas tecnológicas e novas metodologias de ensino, o projeto apoiado oferece reforço educacional, atividades artísticas e de promoção à leitura para crianças e jovens durante tratamento hospitalar, principalmente os de longa duração. O objetivo é evitar a interrupção e a defasagem escolar dos beneficiados.

Site: http://pequenoprincipe.org.br/

Municípios Beneficiados
O Hospital está localizado em Curitiba/PR, mas atende pacientes de todo o Brasil.

Junior Achievement

O “Mais que Dinheiro” é um programa global de empreendedorismo e educação financeira, em parceria com o HSBC. Colaboradores do banco são capacitados para ensinar alunos do ensino fundamental sobre ganhar, emprestar e economizar dinheiro, descomplicando conceitos como juros, orçamento, lucro, entre outros.

Site: http://www.jabrasil.org.br/

Municípios Beneficiados
Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Florianópolis/SC, Goiânia/GO, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e São Paulo/SP.

Lar Donato Flores

O projeto com ações educacionais como reforço escolar, atividades esportivas e artísticas, que complementam o ensino regular, além de oferecer capacitação profissionalizante para 150 jovens do sexo feminino, ampliando suas perspectivas profissionais e favorecendo sua inclusão social.

Site: http://www.lardonatoflores.org.br/

Municípios Beneficiados
Tatuí/SP.

CDI

O projeto promove a formação de professores da rede pública para o uso da tecnologia em suas práticas pedagógicas. O objetivo é melhorar o rendimento escolar dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática.

Municípios Beneficiados
Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Pastoral da Pessoa Idosa

Promove a saúde, a segurança e a participação social da pessoa idosa por meio de acompanhamento domiciliar de pessoas com 60 anos ou mais em condição de vulnerabilidade social e fragilidade física.

Regiões Beneficiadas:
Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, Florianópolis/SC, São Paulo/SP, Mato Grosso/MT, Macapá/AP, João Pessoa/PB

GRAACC

O HSBC apoia as ações de reabilitação em Oncologia Pediátrica, com o objetivo de reduzir as sequelas trazidas pelo câncer na infância e na adolescência. Pacientes em tratamento de tumores recebem Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Município Beneficiado:
A organização está localizada em São Paulo/SP, mas atende pacientes de todo o Brasil.

Instituto da Oportunidade Social (IOS)

O projeto tem como lema a Educação para o Trabalho. O instituto busca, apoia e monitora a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho. Além disso, oferece capacitação profissional em disciplinas de administração e tecnologia e ações de desenvolvimento comportamental.

Município Beneficiado:
São Paulo/SP.

The Nature Conservancy (TNC)

Promove a restauração e conservação de áreas críticas para produção de água em 2 sistemas de abastecimento da região de Curitiba. O projeto atua na articulação de diferentes públicos, identifica áreas prioritárias de atuação e estrutura ações conjuntas pela proteção e melhor gestão dos recursos hídricos.

Municípios Beneficiados:
Curitiba/PR e região metropolitana.

Recursos investidos pelo HSBC – categoria Especial

Em 2015 o Investimento Socioambiental do HSBC expande seu foco, de forma excepcional, para também apoiar projetos com foco em Saúde e Idosos, temas votados pelos colaboradores do banco e extremamente relevantes para a sociedade.

GRAACC

Projeto de ampliação da capacidade de operação e atendimento do laboratório de investigação genética das neoplasias pediátricas, para oferecer gratuitamente exames essenciais ao tratamento e prevenção do câncer infantil.

Site: https://www.graacc.org.br/

Municípios Beneficiados
A organização está localizada em São Paulo/SP, mas atende pacientes de todo o Brasil.

Aldeias Infantis SOS Brasil

Dê Asas na Comunidade

O projeto beneficia crianças e adolescentes sujeitos a negligência, discriminação, abuso, exploração, violência doméstica, trabalho infantil e crime. Seu objetivo é oferecer no contra turno escolar atividades de educação e estímulo ao melhor desemprenho acadêmico e redução da evasão escolar.

Site: http://www.aldeiasinfantis.org.br/

Municípios Beneficiados
Brasília/DF, Campinas/SP, Igarassu/PE, Rio de Janeiro/RJ, Manaus/AM, Poá/RS, Rio Bonito/RS, Porto Alegre/RS.

Pastoral da Pessoa Idosa

Transformando Vidas

Promover os direitos da pessoa idosa - sua saúde, segurança e participação social - valorizando os vínculos familiares e entre as gerações, por meio de acompanhamento domiciliar dos idosos em situação de vulnerabilidade social, fragilidade ou abandono.

Site: http://www.pastoraldapessoaidosa.org.br/

Municípios Beneficiados
Aracajú/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macapá/AP, Maceió/AL, Manaus/AM, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RR, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Sinop/MT, Teresina/PI, Vitória/ES.

ESPRO – Ensino Social Profissionalizantes

Formação para o Mundo de Trabalho

O projeto busca melhorar a formação de jovens para o mercado de trabalho, por meio da educação para o desenvolvimento pessoal e profissional com atividades de contra turno escolar, como reforço (português e matemática), inglês, informática, artes e cultura.

Site: http://www.espro.org.br/

Municípios Beneficiados
São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Curitiba/PR, Belo Horizonte/MG.

Hospital Pequeno Príncipe

150 Mil Chances de Vida

Expandir as oportunidades de diagnóstico e fortalecer a prevenção e a assistência a casos de Fibrose Cística, Imunodeficiência Primária e Câncer. Assim, permitem antecipar a intervenção terapêutica, melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir a mortalidade infantil.

Site: http://pequenoprincipe.org.br/

Municípios Beneficiados
O Hospital está localizado em Curitiba/PR, mas atende pacientes de todo o Brasil.

Rede Marista de Solidariedade

Projeto Territorial

Promover a melhoria da qualidade da educação e permanência dos educandos de 6 à 10 anos do primeiro ciclo do ensino fundamental de escolas públicas do Brasil, por meio da construção de melhorias da educação e redefinição de espaços que potencializem o desempenho escolar do aluno.

Site: http://www.solmarista.org.br

Municípios Beneficiados
Paranaguá/PR, Almirante Tamandaré/PR, Colombo/PR, São Paulo/SP, São José/SC, Cuiabá/MT, Várzea Grande/MT.

Recursos doados por clientes do HSBC

Aldeias Infantis SOS Brasil

Dê Asa

O projeto capacita mães sociais (cuidadoras em instituições de acolhimento) para que melhorem o acompanhamento das crianças e jovens acolhidos em suas atividades escolares. O objetivo é melhorar o desempenho e a frequência escolar. São oferecidos atendimento psicopedagógico e a criação de espaços lúdicos e educacionais nas instituições sociais.

Site: http://www.aldeiasinfantis.org.br/

Municípios Beneficiados
São Paulo (Poá/São Bernardo do Campo/Capital), Rio de Janeiro (Capital), Minas Gerais (Juiz de Fora), Manaus (capital), Rio Grande do Sul (Santa Maria), Distrito Federal (capital), Paraná (Foz do Iguaçu/Goioerê), Rio Grande do Norte (Natal/Caicó), Paraíba (João Pessoa).

Rede Marista de Solidariedade

Brincadiquê na Escola

Capacitação de educadores com foco na melhoria da qualidade da educação infantil e do primeiro ano do ensino fundamental. O projeto utiliza brincadeiras e práticas lúdicas como ferramenta educacional. Com isso, busca melhorar a metodologia pedagógica dos professores e o desenvolvimento infantil.

Site: http://www.solmarista.org.br

Municípios Beneficiados
São José/SC, Almirante Tamandaré/ PR, Contenda/PR, Araucária/PR, São José dos Pinhais/PR, Caxias do Sul/RS, Campo Grande/MS, Pinhais/PR, Cuiabá/MT, Cuiabá/MT, Várzea Grande/MT, Colombo/PR, Paranaguá/PR.

Instituto Parceiros da Educação

Formação Continuada de Professores Pedagógicos na Escola em Língua Portuguesa e Matemática

Capacitação de professores de escolas municipais para aprimorar suas práticas pedagógicas nos ensinos de português e matemática. O projeto também tem o objetivo de influenciar políticas públicas por uma melhor qualidade educacional nas escolas públicas.

Site: http://www.parceirosdaeducacao.org.br/

Municípios Beneficiados
Santos/SP, São José do Rio Pardo/SP, Ibiúna/SP.

Instituto da Oportunidade Social

Inclusão Produtiva de Jovens e Pessoas com Deficiência em Áreas Urbanas

Capacitação de jovens, entre 14 e 24 anos, de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade social para ingresso no mercado de trabalho, passando por temas como informática, práticas administrativas, comportamento em uma entrevista, entre outros. A ONG também apoia o encaminhamento destes jovens para vagas de trabalho, principalmente como aprendizes.

Site: http://www.ios.org.br

Municípios Beneficiados
São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Joinville/SC, Rio de Janeiro/RJ.

Instituto Aliança

Programa Condomínio Digital e Escola Social do Varejo

Capacitação e encaminhamento de jovens (14-24 anos) para o mercado de trabalho, através da formação em técnicas profissionais, na construção do plano de vida e carreira, além do reforço escolar. O projeto contribui com o desenvolvimento das regiões na medida em que forma pessoas e profissionais mais preparados para a vida e para o trabalho.

Site: http://www.institutoalianca.org.br/

Municípios Beneficiados
Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, Barueri/SP, Altamira/PA, Pacajus/CE, Simões Filho/BA, Rio de Janeiro/RJ.

ESPRO – Ensino Social Profissionalizantes

Formação para o Mundo de Trabalho

O projeto capacita e qualifica jovens em técnicas administrativas e rotinas organizacionais, com o objetivo de promover sua inserção no mercado de trabalho. Realizado no contra turno escolar, os jovens de 14-24 anos, vindos de escolas públicas e em situação de risco, também recebem reforço educacional e apoio para ingresso no primeiro emprego. Com a parceria do HSBC, cada jovem recebe auxílio transporte e lanche, o que contribui com a formação do jovem e evita a evasão.

Site: http://www.espro.org.br/

Municípios Beneficiados
São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Curitiba/PR, Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, Porto Alegre/RS, Campinas/SP, Sorocaba/SP, Salvador/BA.

Pastoral da Criança

Apoia a organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários locais para orientar e acompanhar as famílias em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, tendo como objetivo o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos.

Site: http://www.pastoraldacrianca.org.br/pt/

Municípios Beneficiados
393 Municípios em todos os estados brasileiros.

Instituto GRPCOM

Ler e Pensar

Promove a leitura e estimula a cidadania em crianças do ensino fundamental por meio da leitura de jornais. Professores de escolas municipais são capacitados e recebem materiais de apoio e assinaturas de jornais para desenvolver atividades em sala de aula.

Site: http://www.institutogrpcom.org.br

Municípios Beneficiados
Curitiba/PR, Quatro Barras/PR.

Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC)

Amigos do Zippy

Capacita professores a usarem as histórias lúdicas do Zippy, um bicho-pau, para ensinar crianças de 5 a 7 anos a compreendem seus sentimentos, como raiva e tristeza. O objetivo é contribuir para que as crianças lidem melhor com problemas, crises e desafios quando adolescentes e adultos.

Site: http://www.amigosdozippy.org.br/

Municípios Beneficiados
São Paulo/SP.

Instituto Bola pra Frente

Atende jovens de baixa renda entre 6 a 17 anos, no contra turno escolar. Por meio da aplicação do universo esportivo em todo o processo de aprendizagem, o projeto busca trabalhar as potencialidades e fomentar o comportamento cidadão.

Site: http://www.bolaprafrente.org.br/

Municípios Beneficiados
Rio de Janeiro/RJ.

Instituto Verde Escola

O projeto atende crianças e adolescentes, com o objetivo de promover a educação, o desenvolvimento humano e comunitário com atividades de reforço escolar, artes, informática, leitura e interpretação, lógica, capoeira, entre outras.

Site: http://www.verdescola.org.br/

Municípios Beneficiados
São Sebastião/SP.

GRAACC

Escola Móvel

O projeto oferece atendimento escolar para alunos em tratamento no GRAACC, proporcionando o aprendizado e desenvolvimento educacional. As aulas garantem que o aluno não perca o ano escolar, já que iniciativa é aprovada pelo Ministério da Educação.

Municípios Beneficiados
A organização está localizada em São Paulo/SP, mas atende pacientes de todo o Brasil.

Hospital Pequeno Príncipe (HPP)

Saber Mais e Participar Melhor

A atuação do projeto amplia e qualifica as iniciativas educacionais oferecidas para as crianças e adolescentes internados no Hospital e os familiares que acompanham o tratamento dos participantes.

Municípios Beneficiados
O Hospital está localizado em Curitiba/PR, mas atende pacientes de todo o Brasil.

CDI

CDI em Escolas (Recode)

O projeto promove a formação de professores da rede pública para o uso da tecnologia em suas práticas pedagógicas. O objetivo é melhorar o rendimento escolar dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática.

Municípios Beneficiados
Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.

Lar Donato Flores

O projeto com ações educacionais como reforço escolar, atividades esportivas e artísticas, que complementam o ensino regular, além de oferecer capacitação profissionalizante para 150 jovens do sexo feminino, ampliando suas perspectivas profissionais e favorecendo sua inclusão social.

Site: http://www.lardonatoflores.org.br/

Municípios Beneficiados
Tatuí/SP.

Junior Achievement

Meu Dinheiro, Meu Negócio

O Programa trabalha o tema Educação Financeira com jovens em situação de vulnerabilidade social e em fase inicial da vida profissional, buscando ensinar e orientar sobre o uso consciente do dinheiro e do crédito.

Municípios Beneficiados
Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Goiânia/GO, Florianópolis/SC, Salvador/BA, Recife/PE, Fortaleza/CE.

Histórico do investimento socioambiental

Ano Total investido em projetos Pessoas beneficiadas
2012 R$ 24,2 milhões 241 mil
2013 R$ 18,6 milhões 243 mil
2014 R$ 18,9 milhões 138 mil
2015 R$ 43,1 milhões 464 mil
Ano Recursos doados pelo HSBC Recursos doados pelos clientes HSBC
2012 R$ 12,7 milhões R$ 7,4 milhões
2013 R$ 10,1 milhões R$ 6,6 milhões
2014 R$ 9,3 milhões R$ 9,7 milhões
2015 R$ 27,9 milhões R$ 14,0 milhões

Recursos de incentivos fiscais
Apoiamos projetos selecionados pelos Fundos da Infância e Adolescência de diversos municípios brasileiros. O valor investido é proporcional ao resultado financeiro do HSBC no ano anterior, seguindo as leis aplicáveis. Em 2015, o banco direcionou R$ 1,2 milhão para os fundos de Curitiba/PR e Indaiatuba/SP.

Natal do HSBC

Natal do HSBC

Há mais de 25 anos, as janelas do Palácio Avenida (prédio histórico de Curitiba e sede do HSBC no Brasil) se enchem de luzes, cores e muita música com o Natal do HSBC. Aproximadamente 100 crianças, beneficiadas pelo Programa HSBC Educação, cantam nos fins de semana de novembro e dezembro neste que é um dos mais tradicionais espetáculos natalinos do país. Voluntários do HSBC apoiam a realização do evento que reúne cerca 200 mil espectadores a cada ano.
Clique aqui e saiba mais

Voluntários HSBC

Programa de Voluntariado do HSBC

Os colaboradores do HSBC dedicam seus conhecimentos, experiências e tempo - dentro e fora do horário de trabalho - aos projetos socioambientais apoiados pelo banco em todo o Brasil. Além de fortalecer o investimento social feito com recursos do HSBC e dos clientes, os voluntários desenvolvem habilidades e se aproximam ainda mais das comunidades onde operamos.
Saiba mais no site Voluntários.HSBC.com.br.

Outras iniciativas

Programas Ambientais

Nosso investimento na área ambiental se concentra na proteção dos recursos hídricos e no acesso a melhores condições de saneamento e higiene. Conheça mais sobre o Programa HSBC pela Água na página Meio Ambiente.

Negócios socialmente corretos

Mais do que dar uma contribuição direta para o desenvolvimento da sociedade, o HSBC busca evitar possíveis riscos sociais relativos ao financiamento de projetos de nossos clientes. Conheças as políticas e práticas em Negócios Sustentáveis.

Grupo HSBC investe no Brasil

Parte do valor investido pelo banco vem diretamente do Grupo HSBC, sediado em Londres, Reino Unido. Os valores complementam as doações realizadas pelo HSBC Brasil no próprio país. No site global, saiba como o Grupo aplica os recursos em outros países.

Doações

Uma pequena doação pode fazer uma grande diferença. Você pode contribuir com projetos socioambientais de todo o país fazendo doações, de qualquer valor, pelos canais de atendimento do HSBC.

O recurso arrecadado é integralmente revertido – o banco não retém nenhuma taxa sobre estes valores – a projetos de organizações não governamentais cuidadosamente selecionadas e acompanhadas pela equipe de Sustentabilidade Corporativa do HSBC.

Para conhecer a lista de projetos apoiados, consulte a página Investimento Socioambiental. Lá você encontra também os valores investidos nos últimos três anos.

Canais de doação

  • Digital Life do HSBC na internet

    Acesse sua página no Digital Life, clique em Menu Completo e depois, em Minhas Doações, acesse Fazer Nova Doação.

    Acesse o Digital Life
  • Meu HSBC Telefone

    Acesse a opção Conta Corrente, escolha a opção de Atendimento Pessoal, e peça ao atendente para efetuar a doação.

    Ligue agora
  • Meu HSBC Caixa Automático

    Acesse o meu principal, escolha a opção Outros Serviços e em seguida Doação. Encontre o Caixa Automático mais próximo a você.

    Localize uma agência
  • Cartão de Crédito

    No Meu HSBC Telefone, acesse o menu Cartões de Crédito, escolha Atendimento Pessoal, e peça para o operador cadastrar uma doação periódica. Será debitado R$ 10 por mês na fatura de qualquer cartão de crédito HSBC.

    Ligue agora
  • Depósito Bancário

    Não clientes podem fazer doações, de qualquer valor, por depósito em conta corrente:

    Instituto HSBC Solidariedade
    CNPJ: 07.926.287/0001-24
    Agência: 1996 / Conta corrente: 27.262-58

  • Valeu

    Doe seus pontos do Programa de Relacionamento do HSBC, o Valeu. Acesse o Digital Life ou o ligue para o Meu HSBC Telefone e transforme seus pontos em doação.

    Acesse

Saiba mais

Investimento na comunidade

O HSBC acredita que a Educação é a mais poderosa forma de transformar vidas e ampliar oportunidades. Por isso investe recursos do HSBC Brasil, do Grupo HSBC e doações de clientes em projetos educacionais. Saiba mais em Investimento Socioambiental.

Programas Ambientais

Nosso investimento na área ambiental se concentra na proteção dos recursos hídricos e no acesso a melhores condições de saneamento e higiene. Conheça mais sobre o Programa HSBC pela Água na página Meio Ambiente.

Voluntariado Corporativo

Os colaboradores do HSBC dedicam seus conhecimentos e tempo, dentro e fora do horário de trabalho, a projetos socioambientais apoiados pelo banco em todo o Brasil.
Saiba mais no site Voluntários.HSBC.com.br.

  • Meu HSBC Telefone: Grandes Centros: 4004-4722 | Demais: 0800-703-4722
  • SAC: 0800-729-5977 | Deficientes Auditivos: 0800 701 5934
  • Ouvidoria: 0800-701-3904
 

É possível doar não sendo cliente HSBC?

Sim, caso você ainda não seja cliente do HSBC, é possível realizar a doação através da conta:

Instituto HSBC Solidariedade
CNPJ: 07.926.287/0001-24
Agência: 1996
Conta corrente: 27.262-58

 
 

Posso alterar o valor da doação periódica?

Sim, basta ligar para o Meu HSBC Telefone, solicitar pelo Atendimento Pessoal e requisitar a mudança de valor.

 
 

As doações ao Instituto podem ser deduzidas do Imposto de Renda?

Não, as doações ao Instituto HSBC Solidariedade não podem ser deduzidas do Imposto de Renda de Pessoa Física e Pessoa Jurídica.